Tratamento para Bruxismo/Dor Orofacial/Disfunção da ATM

 

O QUE É BRUXISMO? E APERTAMENTO DENTAL? É A MESMA COISA?

Tanto o Bruxismo quanto o Apertamento Dental são desordens funcionais caracterizadas pelo ranger (Bruxismo) ou apertar os dentes sem movimentar (Apertamento dental) durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.

 

 

 

COMO POSSO SABER SE TENHO BRUXISMO?

A pessoa que está desenvolvendo Bruxismo normalmente apresenta desgastes nos dentes e, geralmente o seu companheiro relata ter escutado barulhos.

No Apertamento Dental, a pessoa não range, só aperta os dentes no lugar, por isso muitas vezes não faz barulho nenhum e é mais difícil de ser  identificado pelo parceiro.

Dores na face e dores de cabeça também são frequentes.

 

QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS

O maior dano decorrente do Bruxismo é o desgaste dentário progressivo. Esse desgaste pode levar, ao longo do tempo, a uma diminuição da altura da face, sobrecarregando a articulação temporomandibular e comprometendo a estética dental e facial.

 

CAUSAS DO BRUXISMO/APERTAMENTO

- Ansiedade

- Estresse

- Preocupações em geral

- Medicamentos e alimentos estimulantes como alguns antidepressivos, chocolates, café e outras bebidas que contenham cafeína.

- Desalinhamento, falta de engrenamento dos dentes, ausências dentais sem reposições

 

TRATAMENTOS MASSOCHIN FRANÇA

 

Em nossa Clínica, oferecemos o tratamento adequado a sua necessidade.

Dispomos de tratamento básico e tratamento avançado. Montamos o plano de tratamento e o número de sessões de acordo com a sua necessidade.

Na primeira consulta, avaliaremos a(s) causa(s) do seu Bruxismo/Apertamento. Tendo problemas de engrenamento, desalinhamento e/ou ausências dentais, proporemos o tratamento ortodôntico e/ou protético mais adequado.

No caso de Bruxismo/Apertamento não relacionado a problemas oclusais (mordida mal encaixada), oferecemos:

PLACA MIORRELAXANTE

É uma espécie de aparelho dental removível confeccionado de forma personalizada. É ajustado de forma que proporcione conforto, equilibrando os contatos dentários para promover relaxamento muscular e alívio das dores faciais e dores de cabeça.

É o tratamento mais conhecido e o mais amplamente utilizado na Odontologia.

 

APLICAÇÃO DE TENS

O TENS é um aparelho usado por fisioterapeutas e dentistas. Possui eletrodos que são colocados na superfície da pele. Sua corrente elétrica estimula as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro que são interpretadas como dor.

É eficaz para o alívio da dor em pacientes com DTM (Disfunção Temporomandibular) e dores orofaciais, como o Bruxismo e o Apertamento Dental. O TENS promove efeitos além do local da estimulação, promovendo conforto e relaxamento muscular.

 

Artigos relacionados

  1. Efeito da alta voltagem sobre frequência mediana do sinal eletromiográfico em indivíduos portadores de Disfunção Temporomandibular.  Almeida, A.F.N. et al. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/5/150.pdf
  2. Efeito imediato da TENS da dor, na função muscular e sua correlação com qualidade do sono e grau de catastrofização em indivíduos com Disfunção Temporomandibular. Ferreira, A.P.L. Tese de Doutorado. http://ri.ufs.br:8080/bitstream/123456789/1018/1/EfeitoImediatoTens.pdf
  3. Utilização de diferentes estimulações elétricas para o tratamento da dor em mulheres com Disfunção Temporomandibular. Bigaton, D.R. Fisioterapia em Movimento, 2007. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

 

ACUPUNTURA

 

A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa. Ela atua no equilíbrio do fluxo energético no nosso corpo, trabalhando através de pontos específicos denominados meridianos.

A estimulação de pontos de acupuntura provoca a liberação, no sistema nervoso central, de neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pelas respostas de promoção de analgesia, restauração de funções orgânicas e modulação imunitária.

A Organização Mundial de Saúde reconhece a eficácia da Acupuntura e o Ministério da Saúde recomendou sua inserção no SUS, de maneira multiprofissional: http://portal.saude.gov/portal/arquivos/pdf/pnpic.pdf

Há diversos trabalhos científicos comprovando a eficácia da Acupuntura para o tratamento da DTM, Bruxismo e dores orofaciais:

*Uso da acupuntura no manejo da dor em pacientes com alterações da ATM.  Zoteli, V.L.R. et al. Revista da Universidade Cidade de São Paulo, 2010. http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/maio_agosto_2010/unicid_22_02.pdf#page=97

* A Utilização da Acupuntura em Desordens Craniomandibulares. Quaggio, A.M. et al. Jornal Brasileiro de Oclusão, ATM e Dor Orofacial, 2002. http://dtscience.com/index.php/orthodontics_JBA/article/viewFile/234/214

*Avaliação Eletromiográfica dos Músculos da Mastigação de Indivíduos com Desordem Temporomandibular  Submetidos a Acupuntura.  Borin, G.S. et al. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. www.scielo.br/pdf/rsbf/v17n1/a03v17n1.pdf

* A Follow-up Study of Subjective Symptoms of Temporomandibular Disorders in Patients who Received Acupunture and/or Interocclusal Appliance Therapy 18-20 Years Earlier. Ber Gstrom, I., et al. Acta Odontologica Scandinavica 2008. http://informahealthcare.com/doi/pdf/10.1080/00016350801978660

 

Em nossa Clínica, a Acupuntura é utilizada, juntamente com técnicas de relaxamento em nosso Espaço Zen, de forma complementar, associada a ajustes oclusais, placas miorrelaxantes e sessões de terapia com o aparelho de TENS.

Seu caso será avaliado e o plano de tratamento montado de acordo com o que voc~e precisa.

BOTOXR- O QUE É?

A toxina botulínica tipo A (BotoxR) é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum que, em condições apropriadas a sua reprodução, cresce e produz 7 sorotipos diferentes de toxina, um deles é o sorotipo A reconhecido cientificamente como o mais potente e o que proporciona maior duração do efeito terapêutico.

PARA QUAIS PROBLEMAS O BOTOXR É INDICADO?

- Bruxismo

- Apertamento Dental

- Dor Orofacial e Cefaléia Muscular da Face

- Dores na ATM

- Espasmos musculares na face

- Sorriso gengival: exposição excessiva da gengiva no sorriso

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM BOTOXR?

A aplicação é feita em dois ou três pontos no músculo acometido. A toxina botulínica, quando aplicada, bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura.

O efeito da toxina botulínica é visível dentro de uma semana e atinge seu máximo em quinze dias após a aplicação. Os efeitos duram de 4 a 6 meses. Após este período, ela pode ser reaplicada.

ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE O USO DO BOTOXR NA ODONTOLOGIA