Tratamentos Gengivais

A importância da gengiva saudável

Quem preza por um sorriso perfeito precisa ter dentes alinhados e um formato harmônico. Dentro desse contexto, a gengiva, por fazer parte da sustentação dos dentes, precisa estar saudável. Ela não sangra durante a escovação dentária e nem com o uso do fio dental; sua coloração deve ser rosa e possuir uma textura firme. A ausência da halitose (mau hálito) é, também, um bom sinal.

 

Gengivite e Periodontite

O acúmulo de placa bacteriana na superfície dental, não removida nas escovações diárias, leva a uma irritação gengival e consequente inflamação, gerando desconforto, dor e sangramento. Esse quadro é conhecido como gengivite.

Além do acúmulo de placa bacteriana, a gengivite também está associada a distúrbios hormonais e hereditariedade.

Já a periodontite se caracteriza pela evolução da gengivite, levando a perda óssea e consequentemente, se não tratada, leva a perda dos elementos dentários.

Tanto a gengivite quanto a periodontite, estando sob cuidados profissionais eficazes e eficientes, são passíveis de controle e seus quadros, serem revertidos. Seu tratamento consiste na raspagem profissional da superfície dentária, instruindo a higiene oral e controle profissional da saúde gengival e periodontal.

A doença periodontal, quando não tratada, leva a perda dos dentes e comprometimento da saúde geral da pessoa, correndo risco de infecções cardíacas, AVC e problemas na gestação.